Morreu Oldair Barchi, capitão do Galo campeão brasileiro de 1971

Oldair Barchi, campeão brasileiro de 1971 pelo Atlético Mineiro, faleceu, aos 75 anos, de câncer de pulmão. Foi o capitão do Galo campeão em 1971, um dos líderes do time em campo e figura marcante desta conquista. No primeiro jogo do triangular final que decidiu o campeonato, marcou o gol da vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo em uma cobrança de falta. Oldair jogou no Palmeiras, Fluminense, Vasco, Atlético Mineiro, entre outros.

Conheci Oldair quando eu escrevia um livro sobre o campeonato brasileiro de 1971, lançado em 2012. Entrevistei-o em seu apartamento, em um bairro da região da Pampulha, em Belo Horizonte. Ele morava com a mulher, tinha filhos e netos. Oldair me contou que conheceu sua esposa quando jogava no Fluminense. Ela também era atleta do clube carioca.

O apartamento do casal é uma cobertura muito ampla e agradável. No terraço, há uma pequena confecção da família. Oldair aparentava estar em boa forma física. Lúcido, vívido e bem humorado. Oldair fumava muito. Fumou vários cigarros durante o tempo em que estive em seu apartamento. Fumava desde o tempo de jogador.

A torcida atleticana será sempre grata a ele, Oldair Barchi, o eterno capitão do Galo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em 1971 - O Ano do Galo, Esporte, Futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s