Visitante noturno

Domingo, 21 horas. Estou em meu apartamento, no posto 6 de Copacabana, Rio de Janeiro. Sentado na cama, mexo em alguma coisa distraído, de costas para a janela da sala, que fica de frente para a copa de uma castanheira da rua Joaquim Nabuco. A janela está parcialmente aberta. A luz da sala está apagada. Estão acesos um abajur e a luz do corredor do outro lado da sala.

De repente, percebo umas sombras sobrevoando o ambiente. Viro de costas e vejo de relance um vulto escuro no ar. Penso que se trata de um inseto, provavelmente uma bruxa. Logo me dou conta que o vulto escuro que circula no ar é muito maior que uma bruxa. Trata-se de um morcego adulto, parrudo e saudável.

Grito um palavrão e me deito na cama. Vejo-o girar uma vez em volta da sala, passar perto da abertura da janela e não sair para a rua. Ele dá uma segunda volta na sala. Seu voo é suave, certeiro e silencioso. É ágil, mas não é veloz em demasia. Aproxima-se simetricamente das paredes e dá voltas em velocidade quase constante. Não emite praticamente som nenhum.

Após a terceira volta da morcego pela sala, esgueiro-me até o abajur e o apago, na esperança de que isso contribua para que ele saia pela janela do apartamento para a rua. Ainda mais uma volta pela sala e nada dele sair. Começo a abrir o cobertor para enrolá-lo nas minhas costas antes de levantar com a intenção de apagar a luz do corredor. Mais uma  vez, a ideia era que, com as luzes apagadas, ele encontrasse a saída para a rua pela janela mais facilmente.

Não foi necessário. Após um último giro pela sala, o visitante noturno saiu suavemente pela janela, tão sorrateiramente quanto entrou.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s