Uma Agenda de Ação para o Desenvolvimento Sustentável – Parte 1: Resumo Executivo

O Conselho de Liderança da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, na sigla em inglês) preparou o relatório Uma Agenda de Ação para o Desenvolvimento Sustentável, o qual foi produzido para o Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O SDSN inclui entre seus membros Israel Klabin, diretor da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

A SDSN foi lançada em 2012 para formular e implantar uma agenda global pós-2015 sobre desenvolvimento sustentável. A SDSN apoia a visão do desenvolvimento sustentável como um conceito holístico que engloba quatro dimensões integradas da sociedade: desenvolvimento econômico (incluindo o fim da pobreza extrema), inclusão social, sustentabilidade ambiental e boa governança, incluindo paz e segurança.

Cinco mudanças farão o período entre 2015 e 2030 diferente do período entre 2000 e 2014: (i) a viabilidade de acabar com a pobreza extrema em todas as suas formas; (ii) um impacto humano drasticamente maior na Terra física; (iii) rápidas mudanças tecnológicas; (iv) crescente desigualdade; e (v) crescente difusão e complexidade de governança.

Os problemas atuais irão se expandir perigosamente sem uma radical e urgente mudança de curso. É preciso que o mundo se afaste da trajetória de Negócios-como-Sempre (NCS) e se direcione a um caminho de Desenvolvimento Sustentável (DS).

Um caminho de desenvolvimento sustentável deve ser baseado em quatro conceitos normativos relacionados: (i) o direito ao desenvolvimento para todos os países; (ii) direitos humanos e inclusão social; (iii) convergência de padrões de vida entre os países; e (iv) responsabilidades compartilhadas e oportunidades.

Deve-se mobilizar o mundo ao redor de um número limitado de prioridades e objetivos associados, provavelmente não mais de dez. O Conselho de Liderança da SDSN identificou os seguintes desafios prioritários:

  • Acabar com a Pobreza Extrema, Incluindo a Fome;
  • Alcançar o Desenvolvimento Dentro dos Limites Planetários, que ajude inclusive a estabilizar a população global até o meio do século;
  • Assegurar Aprendizagem Efetiva para todas as Crianças e Jovens para a Vida e para o Sustento;
  • Alcançar Igualdade de Gênero, Inclusão Social e Desenvolvimento Humano para Todos;
  • Alcançar Bem Estar e Saúde em todas as Idades;
  • Aprimoras os Sistemas de Agricultura e Elevar a Prosperidade Rural;
  • Habilitar Cidades Inclusivas, Produtivas e Resilientes;
  • Frear a Mudança Climática Induzida pelo Homem e Assegurar Energia Limpa para Todos, a fim inclusive de garantir o pico de emissões globais de CO2 até 2020;
  • Assegurar Serviços Ecosistêmicos e Biodiversidade, e Garantir a Gestão Adequada da Água e Outros Recursos Naturais;
  • Transformar a Governança para o Desenvolvimento Sustentável.

Estes 10 desafios do desenvolvimento sustentável devem ser abordados nas escalas global, regional, nacional e local. A partir deles, podem ser construídos objetivos que desencadeiem soluções práticas que governos, empresas e sociedade civil persigam com alta prioridade.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ajudarão o entendimento público sobre os complexos desafios para o desenvolvimento sustentável e servirão como uma chamada à ação para os atores relevantes da sociedade contemporânea. As crianças deverão aprender sobre os ODS para ajudá-las a compreender os desafios que enfrentarão quando adultas. Os ODS servirão ainda para mobilizar no sentido da realização da mensuração e do monitoramento para o desenvolvimento sustentável.

O mundo tem à sua disposição as ferramentas para acabar com a pobreza extrema em todas as suas formas e lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. Se houver mobilização em torno de objetivos bem definidos com cronogramas concretos, mudanças positivas rápidas serão viáveis, graças a melhores receitas financeiras e a progresso científico e tecnológico sem precedentes.

Fonte: SDSN, Uma Agenda de Ação para o Desenvolvimento Sustentável. 6 jun 2013. Disponível em: http://unsdsn.org/wp-content/uploads/2014/02/130619-Uma-Agenda-de-A%C3%A7%C3%A3o-Para-o-Desenvolvimento-Sustent%C3%A1vel-US-LETTER.pdf. Consultado em: 28/08/2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s