Uma Agenda de Ação para o Desenvolvimento Sustentável – Parte 2: As Quatro Dimensões do DS

A partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para o período de 2000 a 2015, a Cúpula da Rio+20, em junho de 2012, resolveu aperfeiçoar o trabalho em torno da erradicação da pobreza e da fome, colocando-a dentro do contexto mais amplo do desenvolvimento sustentável. O documento final da cúpula, O Futuro que Queremos, remete aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN) foi lançada em 2012 para mobilizar o conhecimento relacionado aos desafios do desenvolvimento sustentável, incluindo o desenho e implementação de uma agenda pós-2015 nesse sentido. Buscou-se a construção de uma agenda integrada, concisa, baseada na ciência e voltada à ação para o mundo.

O desenvolvimento sustentável é um conceito holístico englobado pelas quatro dimensões da sociedade: desenvolvimento econômico (incluindo o fim da pobreza extrema), inclusão social, sustentabilidade ambiental e boa governança. Procurou-se resumir essas quatro dimensões em um conjunto de ODS claros, sucintos e úteis. A proposta dos ODS é ajudar a traduzir as aspirações globais em ações práticas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s